terça-feira, novembro 07, 2006

O cara da barba branca.

Ontem a noite tive uma conversa pelo telefone com Seu Severino José da Silva. Para os que não conhecem, é meu pai.
Figura fácil de ser reconhecida. Pernambucano de Carauba Torta (é esse mesmo o nome do lugar que ele nasceu), não tão alto, olhos verdes e barba branca.
Confesso que hoje ele está bem mais bonito, existem fotos dele na juventude que por causa de uma vasta cabeleira parecia com a Gal Costa, não chegava a tanto por causa do bigode que cultivou até chegar a barba que usa a mais de 40 anos. Barba essa que eu gostaria muito de ter, mas misturando ele com minha mãe eu peguei traços da parte afro-indígena da família dela, por isso são poucos os pelos em minha face.

Conversando com meu pai ele perguntou se eu tinha visto a lua, disse que sim.
Ontem eu vi a lua logo quando ela estava nascendo. Uma das vantagens (são poucas) de trabalhar em BV é que todo dia volto pela praia e mesmo dentro do carro, até mesmo sem molhar o pé na água, rola uma energia boa. Comentei com meu pai como ela estava bonita em seu segundo dia de lua cheia, ele concordou e me contou uma história do seu tempo de criança que nos dias de hoje não acontece mais.

Meu pai disse que toda vez que vê uma lua tão brilhante ele lembra de quando tinha 8 anos de idade e sua diversão a noite era ir a pé por estradinhas pequenas de Carauba até a casa de Pai Vanvão (seu avô) para ouvir o rádio, seu caminho era iluminado pelos raios da lua que no céu do interior de Pernambuco devia ser um farol. A luz lhe ajudava a ver e a se livrar dos sapos que saltitavam pelo caminho, papai sempre teve medo de sapos.
Em uma das suas idas a casa de pai Vanvão para ouvir o rádio, seu Severino ouviu em primeira mão a notícia que Getúlio Vargas havia cometido o suicídio.
Eu achei isso fantástico!
O engraçado é que meu pai soube da morte de Getúlio no dia do acontecimento e eu comecei a ler "Agosto" de Rubem Fonseca essa semana. Coisas da vida.

Se não me falha a memória, dois anos depois, em 1957, seu Severino veio para a capital e viu o mar pela primeira vez aos 10 anos de idade.

12 comentários:

Anônimo disse...

e eu nem conheço seu severino.

mas se ele for especial que nem os filhos, tá tudo certo!

beijos, índio! d.

Anônimo disse...

Ele é um papai noel!!!!

beijo lindão!

Adriana Maia disse...

Que linda história Sere. Um beijo

Anônimo disse...

depois dizem que eu invento o nome dos lugares !!! :)

Serejo disse...

Malaquias, é verdade. O nome do lugar é Carauba Torta. Pena que não fica perto de São Miguel do Gostoso.
Abraços.

Benedito disse...

putz, sao essas coisas que n voltam nunca mais. eu falava isso com Pedrinho, pq ateh nos temos umas historias que nunca mais esqueceremos. E os guris de hoje em dia? O que eles irao lembrar? O rariuguenti que ele deu em Ken?

Mago disse...

Sere, a história da lua como farol é verdade. Vivi muito isso de ter a noite iluminada praticamente apenas pela lua lá na fazenda. Tempos que não voltam mais...

Sergio David disse...

Malhadinha, São Miguel do Gostoso e Caracúba torta? Vcs tão fumando demais... , mas a lua tava linda mesmo, eu q o diga.

Serejo disse...

Benedito,
Me preocupo muito com isso tb.
Abraços para todos.

GK. disse...

Ah, conta mais aí de seu Severino, pô, tava tão bom!

Juliano Ribeiro disse...

quem nasce em carauba torta é o que?
torto? :p

Serejo disse...

É não Suli.
É Caraubence. Eu acho.