quarta-feira, julho 12, 2006

Ontem a noite meu nome era Passarinho.

Acho que todos sabem o amor que sinto pela Capoeira.
Já pratiquei muita coisa em minha vida, mas a energia que aquilo tem não tem tamanho. Quem já jogou sabe o que eu to dizendo e quem não provou não sabe o que está perdendo.
É muita coisa boa dentro de uma coisa só. Música, dança, equilíbrio, malandragem, luta, pé no chão e paixão. É gente de tudo que é tipo, de todas as classes, de diferentes profissões e de todas as cores.

Ontem fui jogar em uma roda lá em UR 11.
É longe!
Sobe morro, desce morro, dá um medo, parece que não vai chegar nunca, mas chega.

A roda foi festa!
Tinha muita gente importante por lá. Gente como o Professor Cipó, um cara que me ensinou muita coisa sobre o jogo e sobre a história da capoeira. Deu saudade do Seu Raul, meu professor, que sempre será meu Mestre.

Já joguei em muitas rodas. Juntando tudo eu tenho mais de 5 anos de jogo, mas ontem foi diferente, fazia tempo que não via coisa igual.

Eu costumo compara com o filme Clube da Luta, não no ponto violência, mas na questão adrenalina da coisa. Rola uma disputa, capoeira nenhum gosta de cair no chão e se tiver que cair, ele quer cair bem. Rasteira é o "gol" da capoeira.
Teve jogo de dentro, teve briga, teve até samba de roda e também maculele.
Foi lindo!

Fica aqui mais um toque do "Coisas do Serejo".
Amanhã, se vc estiver passando por uma roda de Capoeira, pare para ver.
Eu dou dois minutos para vc tá abrindo a boca pra cantar e mais três dias pra vc tá levantando a perna e tentando gingar.

Em anexo tem uma letra do cantador Mestre Boa Voz (se vc ouvir o cara cantando vai entender porque chamam ele assim), a música explica um pouco o que é a Capoeira para nós capoeristas.

iê!!!

A Capoeira e o Cantador
Eu passava numa rua;
Quando alguém me parou;
Ouvi falar de você;
É o tal cantador; (Refrão 1)
É cantador; É cantador;(Refrão 1)
(Refrão 1)
Quero que tu me responda;
Usando suas palavras;
O que é a capoeira;
Do fundo de sua alma;
(Refrão 2)É o meu céu, é o meu mar;
A luz das estrelas;
E o brilho do luar;(Refrão 2)
(Refrão 2)
É muito mais do que isso;
Ela é o meu viver;
Se eu canto é pra contar;
O que você quer saber;
(Refrão 2)
Quando ouço um berimbau;
E um canto bem entoado;
Meu coração se alegra;
Deixo as tristezas de lado;
(Refrão 2)
E vai muito mais além;
É minha filosofia;
É o meu jeito de ser;
Enquanto eu tiver vida;
(Refrão 2)
Não me demoro falando;
Bem, simples dessa maneira;
Não existe nesse mundo;
Nada igual a capoeira;
(Refrão 2)

9 comentários:

GK. disse...

É muito lindo mesmo...
Meu primo ensina capoeira na Itália, parece que os gringos curtem pra caramba tb...deve ser o ritmo que é contagiante!
Beijo!

Mago disse...

Sere, se Mestre Boa Voz tem esse nome porque canta bem, Mestre Cipó tem esse nome porque? E nem vem com essa história de capoeira que tu num aguenta uma queixada.

Juliano Ribeiro disse...

vem com teu martelo rodado que eu dôli uma sequência de jab-direto-cruzado.
ahahahahah

Anônimo disse...

é muito lindo mesmo. me leva um dia? desde pequena lá no mater christi ia o pessoal se apresentar e eu ficava bestinha. agora eu fazendo capoeira ia ser um sucesso, do jeito que eu sou bem orientada com o tamanho do meu corpo ia ser cada cena memorável. hahaha.

eu já te disse que amo tu? ainda mais quando tu diz que foi lá em UR11.
d.

Anônimo disse...

eita, me leva tambem que eu tambem quero aprender!! :)

beijinhos.

Anônimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anônimo disse...

O instrutor Boa Voz não é mestre.

Anônimo disse...

Excellent, love it! » »